logo tearfund.png
Fuller2019-LogoFullHoriz-2c-RGB.png

BOLSA DE ESTUDO PARA CURSO: 

"RESPOSTA DA IGREJA À CRISE DE MOBILIDADE HUMANA NA AMÉRICA LATINA"

SEMINÁRIO TEOLÓGICO FULLER EM PARCERIA COM A TEARFUND

  1. HISTÓRICO

 

Nos últimos anos, testemunhamos o maior êxodo da história da América Latina e do Caribe como resultado das crises econômica, política, social e humanitária em vários países da região. A quantidade de pessoas, meninos e meninas que saem da Venezuela, Honduras, Guatemala, El Salvador, México e outros países, em busca de uma vida digna e segura que lhes permita sair da crise, faz com que milhões de pessoas decidam empreender uma jornada de milhares de quilômetros, viajando sozinho, em grupo e/ou com suas famílias. Neste contexto, as alterações significativas ao nível das causas de expulsão, das rotas, dos riscos e da composição dos fluxos migratórios têm um impacto muito diverso e particular nos grupos que se encontram em situação de maior vulnerabilidade. A busca por oportunidades econômicas, a reunificação familiar e a violência são as principais causas de migração dos habitantes da América Latina e do Caribe.

Ao mesmo tempo, vimos que os Estados anfitriões não estavam preparados e seus sistemas de migração sofreram pressão e aumento do número de migrantes, bem como pedidos de asilo. Como resultado, os Estados tiveram que revisar e/ou implementar novas normas de imigração que lhes permitissem se adaptar à nova realidade. No entanto, alguns deles são restritivos e não estão em conformidade com os padrões internacionais. Além disso, a crescente xenofobia e discriminação contra migrantes na maioria dos países da América Latina e Caribe fez com que seus direitos fossem restringidos.

Neste contexto, muitas igrejas, comunidades de fé e organizações cristãs têm enfrentado esta realidade e têm respondido à demanda bíblica de cuidar integralmente dos migrantes, refugiados e repatriados como se “tivessem nascido entre nós”. 

Precisamente, uma das iniciativas regionais de resposta a este enfrentamento foi a Campanha “Como Nascido Entre Nós” de mobilização eclesial e acolhida aos migrantes, promovida por mais de 80 organizações e igrejas regionais e nacionais na América Latina e no Caribe.

Para equipar e fortalecer a resposta dos líderes que trabalham em prol dos migrantes, a Tearfund em colaboração com o Centro Latino do Seminário Teológico Fuller dos Estados Unidos, une forças e apresenta curso livre adaptado ao contexto e realidade latino-americana, que busca envolver, equipar e fortalecer as igrejas locais, desde a reflexão teológica bíblica e o desenvolvimento de estratégias de mobilização para que respondam efetivamente a esta realidade.

  2. O CURSO

O Curso Livre "Resposta da Igreja à crise da mobilidade humana na América Latina e no Caribe" oferece aos líderes de comunidades religiosas, organizações cristãs e diversos ministérios, uma preparação bíblica-teológica, pastoral, jurídica e ministerial para responder a realidade migrante de uma maneira mais abrangente. 

O Curso Livre estará localizado na Fuller Leadership Platform, 100% em português, tem duração de 6 meses e é um programa online com atividades  em grupos pequenos formados pelos participantes do curso.

Oferece ferramentas práticas para acompanhar e mobilizar a igreja para a missão de Deus, no contexto migratório da América Latina e do Caribe.

 3. Modo de aprendizagem

Será uma experiência comunitária, online, assíncrona e andragógica. Terá uma abordagem construtivista e abrangente. Busca sensibilizar os afetos, atitudes, pensamento crítico e habilidades para ação intencional.

 

4. Metodologia

O curso “A resposta da Igreja à crise da mobilidade humana na América Latina e no Caribe” apresenta uma metodologia diferenciada. É um curso onde cada participante do curso de diploma faz parte de uma comunidade de aprendizagem. Por um lado, você discutirá os conteúdos e suas experiências com outros participantes do programa, mas também se tornará um facilitador de conteúdo para um grupo de pessoas de sua própria comunidade, interessadas em aprender mais sobre o tema em sua igreja local, ONG ou mesmo um grupo de amigos. Como facilitador, o participante do diploma será responsável por estudar previamente os conteúdos disponíveis na plataforma Fuller, e em suas reuniões de pequenos grupos, apresentando os temas mais relevantes e promovendo discussões orientadas a fim de enriquecer a experiência educacional. Essa prática visa refletir, empatizar e analisar a situação migratória dentro de sua realidade municipal e em sua própria igreja, além de promover conjuntamente novas estratégias de acolhimento e desenvolver novas ações. Os encontros com cada pequeno grupo devem ser frequentes e adaptados à realidade de cada igreja ou grupo de estudos, podendo ser presenciais ou online.

5. Eixos da proposta

Leitura do texto bíblico em chave de migrante

Olhar sensível da realidade

Reflexão da Missão Integral

Diálogo interdisciplinar

Resposta cooperativa

 Módulos

 

MÓDULO 1: INTRODUÇÃO AO CURSO

  • Introdução ao curso;

  • Preparando seu coração para o curso;

  • Preparando seu pequeno grupo;

  • Preparando voluntários;

  • Avaliação 1.

 

MÓDULO 2: BASES TEOLÓGICAS BÍBLICAS

  • Migração na história do povo de Deus;

  • Teologia em uma chave migrante I: migração em uma chave trinitária;

  • Teologia em uma chave migrante II: migração em uma chave trinitária;

  • Missão abrangente e migração.

MÓDULO 3: BASES HISTÓRICAS Y SOCIO HUMANAS

  • Historia y rostros de la migración en ALC 

  • Migración como fenómeno socio político: mirada decolonial

      (conceptos de frontera, ciudadanía, migrante)

  • Conociendo las vulnerabilidades de los y las inmigrantes

  • De la xenofobia a la acogida: más allá de las fronteras 

 

 

 

 

Cada Módulo representa un mes de clases. El programa demanda una dinámica semanal que incluye: lecturas, videos de estudio y tareas en línea para cada participante. 

 

Actividades  de campo: 

El programa incentiva a la iglesia local a imaginar nuevas maneras de vivir la misión de Dios. Por ello, el currículo incluirá actividades que cada participante debe desarrollar dentro de su contexto de servicio junto a otras personas. 

  1. Grupos de trabajo

  2. Desarrollo del liderazgo juvenil

  3. Reunión mensual en línea.

Fechas:

Inicio: 11 de Septiembre de 2021

Culminación: 19 de Marzo de 2022 

Certificación: 

Al finalizar el diplomado se recibirá un certificado del Seminario Teológico Fuller, en colaboración con Tearfund.  

Idioma del Diplomado: ​

 

Español. Dentro del proceso de selección se dará becas a participantes de Brasil que hablen español pero en marzo 2022 se iniciará el Diplomado Superior en idioma portugués. En enero de 2022 se iniciará el proceso de aplicación para otorgar 100 becas en portugués.  

  

 

¿A quiénes está dirigido el Diplomado Superior? 

  • Líderes y lideresas de comunidades de fe, organizaciones cristianas y diferentes ministerios que acompañan a personas en movilidad humana en cualquier país de América Latina y el Caribe.

  • Líderes y lideresas jóvenes emergentes con diversas iniciativas a favor de las personas en movilidad humana. 

  • Líderes y lideresas de comunidades de fe que son socios o aliados de la Campaña “Como nacido entre nosotros”. 

Perfil de Egresados: 

  • Sensibilizados por la realidad

  • Afectados por una visión bíblica y teológica de la misión integral

  • Con herramientas básicas para diseñar e implementar respuestas eclesiales e iniciarse en la incidencia pública a favor de las personas migrantes en América Latina y el Caribe 

 

 

 

Captura de pantalla 2022-02-25 a la(s) 20.36.27.png
banner 14 mayo_1.png