RECONHECIMENTO:
“TEOLOGÍA MIGRANTE EM AÇÃO”
II Edição - 2021
Honramos as boas práticas de atendimento integral e incentivamos o trabalho de acompanhamento de migrantes, refugiados e repatriados em tempos de pandemia.
APRESENTAÇÃO
Nos últimos anos, a América Latina e o Caribe testemunharam um aumento no número de pessoas - incluindo crianças desacompanhadas - deixando seus países de origem em busca de uma vida digna e segura. Esta onda migratória gerou tensões e preocupações tanto nos países de trânsito como de destino, o que resultou no aumento da xenofobia, do racismo e aumentou a vulnerabilidade dos migrantes e refugiados durante a pandemia, que foram estigmatizados como "Portadores do vírus". Neste contexto de expansão do vírus, colapso dos sistemas de saúde, quarentenas, fechamento de fronteiras e estradas, crise econômica e falta de empregos formais e informais, o trabalho de muitas igrejas e organizações cristãs para atender, proteger, influenciar e integrar os migrantes, refugiados e repatriados vulneráveis durante a pandemia, tem sido um exemplo de amor, solidariedade, misericórdia e desapego.
A campanha “Como Nascido Entre Nós” reúne mais de 80 igrejas e organizações cristãs com alcance e representação na América Latina e no Caribe e seu objetivo é: “encorajar as comunidades de fé da América Latina a agirem diante do atual migratório crise, inspirada no modelo de Jesus, tornando-se comunidades de acolhimento e defesa dos direitos dos migrantes ”. Esta campanha tem um interesse particular em incentivar a população da América Latina e do Caribe a realizar ações concretas para atender, proteger e promover os direitos dos migrantes e / ou repatriados. Por isso, em comemoração ao Dia Internacional do Migrante, no dia 18 de dezembro, anunciamos a segunda edição do reconhecimento “Teologia do Migrante em Ação”.
O que procuramos?
"Teologia migrante em ação - II Edição" é um reconhecimento das boas práticas de igrejas, comunidades religiosas, organizações e coalizões cristãs no cuidado, proteção, defesa e integração de migrantes vulneráveis, refugiados e / ou repatriados no contexto da pandemia, crise política, econômica e social em nossos países.
Por que fazemos isso?
“A rendição sem reflexão é fanatismo, mas a reflexão sem rendição é a paralisia de toda ação” (Juan A. Mackay, 1889-1983).
Procuramos reconhecer a interação entre teologia, fé e práxis; e como as ações de assistência humanitária, proteção, incidência e integração de migrantes vulneráveis, refugiados e / ou repatriados se desenvolvem a partir da reflexão teológica bíblica.
BASES PARA O RECONHECIMENTO
Quem pode participar?
-
Atores eclesiásticos
-
Igrejas,
-
Comunidades de fé,
-
Organizações cristãs
-
Coalizões cristãs
Todos devem estar envolvidos no acompanhamento, seja ajuda humanitária, proteção, defesa, advocacy, integração de migrantes e refugiados durante o contexto da pandemia de janeiro a outubro de 2021.
O que as experiências a serem compartilhadas devem refletir?
-
Relação reflexão-ação (base bíblica, interpretação e implicações missionais)
-
Boas práticas e expressões de solidariedade no meio da pandemia (o que funcionou, deu bons resultados e por isso é recomendado)
-
Advocacy - defesa de direitos e melhoria das condições de vida (trabalho com outros atores e advocacy com tomadores de decisão para defender os direitos do grupo vulnerável)
Como se inscrever para a premiação?
Para compartilhar suas experiências e boas práticas, você deverá se inscrever no seguinte link: https://forms.gle/2yzDnPYac9E6cgAB6
Ao se inscrever, você deve incluir as seguintes informações em um único documento de PDF:
-
Breve base bíblica que explica suas ações e o processo que seguiram para isso. (Máximo 100 palavras)
-
Em que consistiu a experiência de acompanhar migrantes, refugiados ou repatriados? (Máximo 200 palavras)
-
Detalhe as lições aprendidas (Máximo 100 palavras)
-
Detalhe as boas práticas que podem ser aplicadas a outras igrejas / comunidades religiosas / missões / organizações cristãs (Máximo 100 palavras)
-
Detalhe a atividade de Natal - se houver - que eles planejam realizar junto com os migrantes, refugiados e repatriados. O que é e quando será. (Máximo 200 palavras)
-
Inclua no máximo 5 fotografias que reflitam o trabalho realizado. Cerca de:
-
Fotografias que refletem ações positivas e solidárias em prol do cuidado, proteção, defesa, incidência e integração de migrantes, refugiados e repatriados em meio à pandemia.
-
Fotografias originais da obra que pretendem reconhecer e cuja autoria pertence à pessoa ou pessoas que fazem parte da experiência.
-
Fotografias que contenham o consentimento das pessoas incluídas e que possam ser utilizadas nas redes sociais.
-
Enviado em formato JPG, PNG ou RAW
-
Não esteja desfocada.
-
Anexe informações que explique cada fotografia.
Premiação especial
A Campanha concederá uma premiação especial de US $ 1.000,00 a 5 (cinco) experiências que tenham planejado atividades de Natal criativas e mobilizadoras planejadas em conjunto com migrantes, refugiados e repatriados. Distribuído da seguinte forma:
-
2 premiações para a América do Sul
-
2 premiações para a América Central e México
-
1 premiação por ser a mais votada nas redes sociais da Campanha
O valor destinado ao vencedor é um pequeno subsídio que deverá ser obtido por meio de um relatório e um processo administrativo.
** Se a experiência com mais votos nas redes sociais também for uma das experiências escolhidas pelos Juízes como vencedora, o prémio será atribuído à próxima experiência com mais votos nas redes sociais.
Cronograma
Termos e condições de entrega das premiações
** As propostas vencedoras de Distinções Especiais devem passar por um processo administrativo com a Tearfund, entidade por trás da Campanha, que consiste na assinatura do contrato, um breve treinamento sobre safeguarding e envio de dados bancários (próprios ou designados), como preliminar passo para receber seu prêmio.
A contribuição recebida será entregue através de dois pagamentos e antes da entrega do formulário de “Preenchimento”: 50% no início e 50% no final da atividade.
O valor de US $ 1.000 não inclui despesas tributárias.
Jurados:
Alexis Pacheco- Diretor do escritório da Tearfund para a América Central
Lizette Miranda- Diretora do Comitê Central Menonita para a América Central e o Haiti
Alfredo Mosquera- Coordenador do Centro de Atenção ao Migrante, Arquidiocese de Cali. Líder da Mesa Redonda Inter-religiosa pela Solidariedade ao Migrante em Cali
Alfonso Wieland- Diretor da Paz e Esperança Peru e Coordenador da Fraternidade Paz e Esperança da América Latina e Caribe
María Alejandra Andrade - Líder global de teologia e alianças estratégicas da Tearfund
América Latina e Caribe, 5 de novembro de 2021